Veja como planejar adequadamente as entregas neste fim de ano

Índice de acidente no transporte de produtos perigosos registra queda
21 de novembro de 2018
Transporte: custo logístico ultrapassa R$ 15 bilhões no Brasil
13 de dezembro de 2018

 

A aproximação do natal faz com que o fluxo de entregas aumente consideravelmente, devido à grande demanda de mercadorias. Sejam motivados pelas confraternizações com trocas de presentes ou mesmo para consumo pessoal, os consumidores acabam comprando mais nesse período. Consequentemente, as empresas que atuam no ramo da logística trabalham de forma mais intensa, pois as lojas e estabelecimentos precisam repor constantemente seus estoques. Para que todos os processos dessa cadeia sejam executados perfeitamente, é preciso planejar adequadamente as entregas, de maneira a oferecer um serviço de qualidade.

Para os empreendedores, esse momento deve ser visto como uma grande oportunidade de captar novos clientes. Mas, isso exige um atendimento diferenciado e saber planejar adequadamente as entregas é primordial. Sem isso, os gastos aumentam e o que aparentava ser uma oportunidade de ganhar mais, acaba saindo caro. Não fazer uma listagem das necessidades e prever os imprevistos acaba forçando os gestores a tomarem medidas emergenciais, em que é necessário destinar recursos que poderiam ter sido evitados.

Planejar adequadamente as entregas envolve pensar de maneira estratégica e antecipada no que se refere à capacidade dos equipamentos, à quantidade de materiais necessários para a realização do serviço e à necessidade de contratação de mão de obra. Esse também é o momento de fazer um gerenciamento de riscos, antecipar as manutenções e preparar o estoque do que for necessário. A carga horária excessiva dos empregados pode interferir negativamente, no que se refere à perda de agilidade nas operações, dando margem ao erros, sem contar na necessidade de retrabalho e os gastos extras. Por isso, essa deve ser mais uma das preocupações no momento do planejamento.

Devido a grande concentração de pedidos em um curto espaço de tempo, é importante planejar adequadamente as entregas para garantir a qualidade do atendimento. Colocando em prática essas dicas, certamente será possível atender as expectativas dos clientes, o que irá criar um vínculo de fidelidade para quando ele precisar desses serviços novamente. Um dos materiais necessários nas empresas logísticas é a fita de arquear. Importante em vários processos, ela é capaz de garantir a integridade e segurança dos itens. Na Plantec, você encontra várias opções, basta acessar o site e conferir!