Transporte de cargas: saiba como carregar a mercadoria com segurança

Veja as vantagens da fita pet e como utilizá-la para arquear pallets
24 de agosto de 2018
Conheça alguns tipos de transporte de cargas e escolha adequadamente
10 de setembro de 2018

Garantir a integridade da mercadoria é uma das maiores preocupações das empresas que atuam no setor logístico. Para atender a essa especificidade, é preciso dispensar uma atenção especial para o transporte de cargas, evidenciando cada item, ou seja, eles não devem ser tratadas todas da mesma maneira. Os longos percursos que geralmente são necessários, em que as caixas permanecem por muito tempo dentro dos caminhões, faz com que seja preciso utilizar alguns recursos para assegurar a segurança do que está sendo transportado.

O planejamento logístico deve ser estratégico, de maneira a proporcionar uma entrega rápida e íntegra. Um transporte de cargas que não atenda a essas questões pode provocar dano ou mesmo a perda total da mercadoria. Isso implica, consequentemente, em prejuízos para a empresa, uma vez que o faturamento ficará comprometido, bem como a possibilidade de fechar novos negócios, já que as referências e avaliações podem ser negativas. É preciso observar de maneira crítica, a forma como o produto tem chegado ao destino final, para garantir o pleno atendimento ao cliente.

Cada tipo de produto requer uma atenção específica, que pode ser facilmente identificada pela grande diversidade de formatos dos caminhões de transporte de cargas que se vê todos os dias nas rodovias do país. As cargas líquidas, por exemplo, precisam ser transportadas em veículos nos quais seja possível adaptar tanques ou cisternas. Por outro lado, as mercadorias frigorificadas necessitam de refrigeração, de maneira a manter as propriedades e características dos produtos. Existem também as cargas gerais, que não dependem de um deslocamento específico, sendo acondicionados geralmente em barris, pallets, containers, entre outros. Nesse último processo, geralmente se faz necessário o agrupamento de itens, de modo a concentrar em um mesmo espaço a maior quantidade possível do material. Para tanto, existem equipamentos e ferramentas específicas, que garantem a selagem dos produtos para que eles cheguem da mesma forma como foram colocados no veículo.

A Plantec, especialista em fitas de arquear, explica que o produto que comercializa é um dos recursos possíveis para realizar um transporte seguro.  Com uma variedade de fitas disponíveis, para diferentes segmentos do mercado, cada uma possui uma função específica, a ser empregada de acordo com a finalidade. “Importante no processo de embalagem do material a ser distribuído, as fitas de arquear precisam ser resistentes e atender às devidas características de padronização, para então realizar a função de proteger a mercadoria e permitir que ela chegue intacta ao destino final”, alerta a empresa.

Muitos produtos são frágeis e podem sofrer danos devido ao atrito. Para evitar que isso ocorra, os pallets, por exemplo, podem ser selados com fitas de arquear, de modo a não permitir que a mercadoria se movimente durante o percurso. Elas são tradicionalmente utilizadas e trazem um retorno bastante satisfatório. Essas questões são importantes, pois além do que já foi mencionado, um transporte de cargas inadequado pode causar acidentes indesejáveis nas rodovias ou mesmo dentro dos locais de abastecimento ou mesmo de descarga.