Descubra quais são os tipos de caminhões utilizados nas rodovias

Símbolos nas caixas de papelão possuem uma função, você sabe qual é?
28 de dezembro de 2018
Transporte de cargas frágeis merece atenção redobrada das empresas
22 de janeiro de 2019


O transporte de cargas envolve uma série de fatores importantes por parte das empresas do ramo de logística. Além das responsabilidades fiscais, existe um cuidado para que os mais diferentes itens deslocados todos os dias possam chegar íntegros até o seu destino final. A capacidade de investimento da empresa e também o tipo de material transportado é o que faz com que exista uma variedade tão grande de tipos de caminhões. Seja qual for o modelo, a segurança dos produtos nunca pode ser deixada de lado, como não permitir que eles se desmembrem na carroceria. Conheça um pouco cada modelo de caminhão, suas características e como proteger a mercadoria.

O Veículo Urbano de Carga (VUC) possui menor porte e é normalmente utilizado dentro da cidade, com capacidade de 3 toneladas. Já o tipo toco ou caminhão semipesado, possui eixo simples na carroceria. Com capacidade de 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros. Entre os tipos de caminhões também está o truck ou caminhão pesado, que possui esse nome por ter eixo duplo na carroceria. Sua principal característica é poder transportar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo, carregando de 10 a 14 toneladas.

As carretas são uma categoria que possui vários modelos, todos com o intuito de carregar bastante peso. Os tipos de caminhões desta categoria são: cavalo mecânico ou caminhão extrapesado; cavalo mecânico trucado ou LS; carreta 2 eixos; carreta 3 eixos; carreta cavalo trucado e, por fim, bitrem ou treminhão. O cavalo mecânico ou caminhão extrapesado é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração), enquanto o LS possui o mesmo conceito, porém, com eixo duplo em seu conjunto. Assim, segue a ideia dos demais modelos, sempre comportando uma carga maior.

Todos esses tipos de caminhões exigem um transporte adequado, seja qual for o item. Para ajudar no que se refere à imobilização dos produtos, as fitas de arquear são fundamentais. Independentemente da escolha do caminhão, não deixe que a carga seja comprometida, entre em contato com a Plantec e confira as opções de fitas disponíveis!